segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Mentes brilhantes

Os vinte brasileiros mais brilhantes de 2009, até agora:

Miguel Nicolelis
Mudou a neurociência com pesquisas pioneiras sobre o cérebro e a robótica. Esse trabalho pode representar a cura para doenças como o mal de Parkinson. Está a um passo do Prêmio Nobel. E, aos 48 anos, isso é só o começo.

Eduardo Neves
Arqueólogo está trazendo à tona a até então desconhecida história das antigas sociedades indígenas da Amazônia desde de antes da chegada dos portugueses. E ele aos 43 anos de idade, já identificou mais de 200 sítios arqueológicos na região.

Rosaly Lopes
Geóloga da Nasa batiza os vulcões que descobre no espaço com nomes de divindades indígenas brasileiras. Rosaly, de 52 anos, chegou ao livro do Guiness graças ao seu trabalho, o guia de recordes atesta que essa carioca é a pessoa que mais descobriu vulcões ativos em toda a história, ao todo são 71.

Marcelo Tas
Ele está sempre a par do mundo da tecnologia e à frente de tudo. Até que um dia você para e descobre que ele ficou para trás. Ou melhor, por trás. Como seu Twitter e o programa CQC, Tas virou referência de jornalismo e humor. Considerado um nerd do bem, por está sempre envolvido com novas tecnologias, distribuindo algum artigo curioso e no meio sempre de quem é bem informado e atualizado. Isso é que dá ter uma grande e careca cabeça.

José Bonifácio Brasil de Oliveira
Conseguiu o improvável, como diretor do Big Brother Brasil, fez da novela da vida real o programa favorito do país.

Daniel Filho
Juntos, os dois últimos filmes de Daniel Filho, 71 anos, levaram um público de quase 10 milhões de pessoas aos cinemas. E deve emplacar outros sucessos em breve. Acabou de estrear a aguardada superprodução “Tempos de Paz”, sobre a segunda guerra mundial e está dirigindo a biografia de Chico Xavier.

Carlos Saldanha
Criador da animação “A Era do Gelo”, construiu uma franquia de sucesso com a fórmula sem mistérios: ela aprendeu a simplificar o complicado. Para ele o universo é simples como uma noz.

Renata Abbade
Vive há oito anos em Nova York e ganhou fama pelo ritmo delirante e variado de seus trabalhos.
Esse paulista de Campinas atende por dançarina, produtora, diretora de vídeo, designer, desenhista, artesã e coreógrafa. Ela se define como “free stylist”.
Já maquiou Michael Stipe, vocalista do R.E.M., fez o ator Paulo Cezar Pereio vestir macacão rosa, dirigiu, produziu e atuou em “Left Behind”, videoclipe da banda paulistana Cansei de Ser Sexy.

Duda Penteado
Pintor-escultor-muralista-artista-performático, Duda Penteado estava no topo do prédio mais alto de Nova Jersey, do outro lado do rio Hudson, era Nova York, quando as torres gêmeas viraram pó. Era 11 de setembro de 2001. Encontrou sua Guernica pessoal. Naquele violento cartão de visitas de novo milênio.
No começo de 2002, estava pronto o Beauty for Ashes (beleza para cinzas), pintura sobre a infinita ignorância humana em guerrear com o diferente. Em 2010, São Paulo ganhará uma versão do seu trabalho com a temática da paz.

Beatriz Milhazes
Seu trabalho ganhou as páginas dos jornais em maio do ano passado. Seu quadro “O mágico” acabava de ser arrematado, em Nova York, por mais de US$ 1 milhão num leilão realizado pela tradicional casa Sotheby’s. Foi a maior cifra alcançada por um artista brasileiro vivo.
Ela pinta em seu ateliê no bairro do Jardim Botânico no Rio de Janeiro, de lá, apresenta ao mundo uma arte genuinamente brasileira, mas que pretende ir além de qualquer tipo de fronteira.

Rafael Grampá
Ultrapassou as fronteiras dos quadrinhos nacionais e deve estourar em Hollywood. Em 2008, ganhou o prêmio máximo dos gibis: um Eisner Award pela produção do álbum “Five”, dividido com outros quatro autores. Agora esse gaúcho de 31 anos está envolvido com Furrywater, série que será publicada pela editora americana Dark Horse em 2010.

Ronaldo Fenômeno
Precoce, famoso, aposentado, resnacido, gordo, craque, corintiano, sofredor, melhor do mundo, campeão, campeão de novo, atacante, goleador, brasileiro e gênio.
Foi o mais jovem convocado do Brasil, para a Copa do Mundo de 1994, tornou-se ídolo do PSV, da Holanda, do Barcelona, da Espanha e do Internazionale de Milão, clubes que defendeu sucessivamente, em transações cada vez mais milionárias. Foi eleito três vezes o melhor jogador do mundo, em 1996, 1997 e 2002.
Ronaldo está afastado da seleção, mas quem sabe o que a história de um dos gênios do futebol mundial ainda guarda do inesperado capítulo para 2010.

Muricy Ramalho
É o único treinador a ganhar três títulos brasileiros seguidos pelo mesmo time. Foi demitido do São Paulo depois de uma campanha sem brilho na Libertadores, dois meses atrás, mas a gente entende que até os gênios precisam descansar.

Bruno Brau
Uma das atribuições da rotina de trabalho do músico paulista Bruno Brau de 32 anos é convencer empresários da indústria fonográfica que está velho, para não dizer morto. Em parceria com o empresário Marcos Maynard, ex-presidente da gravadora EMI e a expertise de um time de engenheiros da Universidade de Tecnologia de Lugano, na Suíça, criou o FunStation, uma rede de totens digitais que disponibliza mais de um milhão de músicas, vídeos, games e ringtones para carregar celulares, tocadores de MP3 e pendrives em qualquer lugar.

Fernando Catatau
Ele não assume, mas é, sim, o Lanny Gordin de sua geração. Ambos guitarristas e o sol de um sistema em torno do qual os astros giram, e eles só fazem iluminar e aquecer.
Com a influência do jazz misturada à cancha dos bailes, Gordin forjou o som da guitarra tropicalista e alicerçou as primeiras ousadias de Caetano, Gil e Gal e principalmente do maestro e arranjador Rogério Duprat.
Catatau esse cearense de 37 anos, não fica atrás. Sua mistura de brega com rock progressivo, latinidade e pop romântico vem adornando a inda desrotulada novíssima música brasileira. De Vanessa da Matta à Nação Zumbi já contrataram os préstimos de Catatau.

Chimbinha
Da banda Calypso para o mundo, Chimbinha é considerado por muitos especialistas em música, um dos melhores guitarristas do mundo e também ajudou a reinventar o negócio de música.
A banda Calypso não teve medo em incorporar de forma rápida e eficiente as vantagens da tecnologia digital com a facilidade de reprodução e barateamento de custos, o que só ajudou a construir a popularidade da banda.

Reinaldo Normand
Ele desafiou a Microsoft, a Sony e a Nintendo. Aos 33 anos, o mineiro Reinaldo Normand é reponsável pela criação do Zeebo, o vídeo game brasileiro que tem objetivos nada modestos: acabar com a pirataria e se transformar em uma plataforma de jogos onipresente.
O Zeebo não usa cartuchos, fitas, CDs ou DVDs. O jogos a preço à partir de R$ 10, são baixados por uma rede de 3G, igual a dos telefones celulares e ficam armazenados na memória do console.

Flávio Masson
Se nos EUA os prêmios são a medida da grandeza, eis a lista que o publicitário Flávio Masson levou no ano passado: um da Americas Property, concedido pela rede de TV CNBC e o The New York Times para as melhores campanhas do setor imobiliário, um W3, prêmio da Academia Internacional de Artes Visuais para os melhores sites e um Davey, recompensa para idéias criativas de pequenas empresas.

Ronaldo Fraga
Na última edição do São Paulo Fashion Week, em janeiro, ele levou às lágrimas parte da platéia que acompanhava seu desfile, levou à passarela senhores de cabelos brancos e meninas de sardas.
Desde pequeno Ronaldo Fraga, mineiro de 41 anos, aprendeu a enxergar o extraordinário no ordinário. Como ele mesmo diz: “ Todas as pessoas deixam muito claro seu conceito no que as pessoas estão vestindo. Hoje tenho certeza de que o corpo é mídia imediata e transformadora. A roupa é um detalhe que acaba vindo como conseqüência desse relacionamento amoroso que temos com o mundo”.

Alex Atala
É o único chef brasileiro a figurar na prestigiada lista de 50 melhores restaurantes do mundo da revista britânica “Restaurant”. Seu objetivo? Colocar a comida brasileira no olimpo da gastronomia internacional.

Fonte: Revista Galileu

Nenhum comentário:

Postar um comentário