segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Tô ouvindo: CD Peixes, pássaros e pessoas da Mariana Aydar


Peixes pássaros pessoas, o novo Cd da cantora Mariana Aydar, tem endereço certo: “Fiz este disco para mim. É bem autoral, autobiográfico. Mesmo não tendo criado todas as canções, é um apanhado das minhas influências, tive mais propriedade na escolha dos temas”, explica a artista, de 28 anos, esbanjando maturidade em relação à proposta autoral do trabalho.

O disco é também um projeto caseiro. Para produzir, convidou o namorado, Duani, integrante do grupo carioca Forrósacana, autor de sete das 13 canções e o músico Kassin. Para o repertório, chamou amigos, como o artista plástico Nuno Ramos, e, para parcerias na interpretação, convidou pessoas que admira, como Mayra Andrade e Zeca Pagodinho.
O samba flerta com praticamente todas as 13 canções, principalmente em faixas como: Florindo e O samba me persegue, ambas compostas por Duani. Mas, como gosta de frisar, não é um disco inspirado no estilo. “O samba me persegue, foi inevitável tratar do assunto: queria falar sobre o preconceito com o gênero.” diz a cantora.

A sinceridade toca outros pontos do repertório. “O disco começou pelo assunto. Queria fazer as pessoas pensarem em temas dos quais não se fala muito. Sinto que a música brasileira fala bastante de amor romântico, sofrimento, e isso não cabe mais. Queria mostrar outra maneira de pensar o mundo. Buscava algo que pudesse traduzir a nossa condição humana. Ainda somos presos à moral. Queria refletir sobre essa prisão, essa desilusão”, conta Mariana.
A força do palco e a alegria de cantar foram sintetizadas na faixa: Beleza, canção que tem participação especial de Mayra Andrade. “Era algo recorrente em minha vida. Palco é, ao mesmo tempo, sério e divertido.” Nesse sentido, a proximidade com os compositores a ajudou a afinar o discurso. “Tive muito acesso a todos. Pude dizer, por meio deles, o que queria falar.”

A proximidade com o artista plástico e compositor Nuno Ramos é bom exemplo. Antes de convidá-lo para participar do CD, havia cantado em uma das instalações do artista. “Considero o Nuno um dos maiores artistas do Brasil. Depois o conheci como compositor”, lembra ela, que divide com ele a parceria de Tudo que eu trago no bolso. No disco, Nuno é autor de outra faixa, Manhã azul.
Duani se refere a Mariana sempre de um jeito carinhoso. “Ela tem uma voz suave, forte, ao mesmo tempo original, é pequenininha, tem 1,64m e quando abre a boca, é autêntica e toca direto ao coração das pessoas.” Mariana, por sua vez, usa o trabalho para se sintonizar. O codinome Kavita, que utiliza para assinar as composições, contribui para isso. “É um apelido que gosto, sempre usei meio para esquecer que sou Mariana Aydar. Me ajuda a permanecer com o pé no chão e a lembrar que não sou ninguém”, reconhece.

A curta, mas bem-sucedida carreira, a desmente. Estreou em 2006, com o disco Kavita1 (título que significa poeta, em sânscrito), também produzido por Duani. Logo no início conseguiu boas críticas e conquistou um público cativo. “Meu público é bem variado. É sempre uma surpresa nos shows. Dos mais jovens até pais, avós e crianças”, diz.
Para essa turma, a artista prepara novidades. O resultado do novo CD chega primeiro, por coincidência de agenda, aos palcos da França, Portugal e Inglaterra. No Brasil, só em junho. Nas apresentações ao vivo é que exercita sua ligação com os fãs. “Procuro ser completamente sincera, estar atenta e não ser hipócrita.” A receita segue também no disco. “Penso em todos os detalhes, até na ordem das canções”, cita ela, deixando escapar certa preocupação com quem baixa as músicas fora de ordem da internet. “Mas é o futuro. Sei que é o caminho, só não consigo prever.” Enquanto a rota não muda de vez, segue feliz da vida com a fase atual. “Não tenho do que me queixar. Estou numa gravadora ótima, que me acolheu muito bem.” Com um disco desse calibre, não poderia ser diferente.

Faixas:
• Florindo (Duani)
• Palavras não falam (Mariana Aydar)
• Beleza (Luisa Maita/Rodrigo Campos)
• Aqui em casa (Duani/Mariana Aydar)
• Pras bandas de lá (Duani)
• Manhã azul (Duani/Nuno Ramos)
• Tá? (Carlos Rennó/Pedro Luís/Roberta Sá)
• Peixes (Nenung)
• Nada disso é pra você (Romulo Froés/China)
• Poderoso rei (Duani)
• O samba me persegue (Duani)
• Teu amor é falso (Duani)
• Tudo que eu trago no bolso (Mariana Aydar/Nuno Ramos)

Fonte: site Divirta-se

Nenhum comentário:

Postar um comentário