sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Satã vende objetos usados

Como precisava se adaptar aos novos tempos, Satã resolveu fazer uma liquidação de grande parte do seu estoque de tentações. Colocou anúncio no jornal e atendeu os fregueses, em sua oficina, durante o dia.
Era um estoque fantástico: pedras para virtuosos tropeçarem, espelhos que aumentavam a própria importância, óculos que diminuíam a importância dos outros. Pendurados na parede, alguns objetos chamavam muita atenção: um punhal de lâmina curva, para ser usado nas costas de alguém, e gravadores que só registravam fofocas e mentiras.
Satã disse: Não se preocupem com o preço! Gritava aos fregueses em potencial. Levem hoje, paguem quando puder!
Um dos visitantes notou, jogado num canto, duas ferramentas que pareciam muito usadas e que pouco chamavam atenção. Entretanto, eram caríssimas. Curioso, quis saber a razão daquela aparente discrepância.
Respondeu Satã, rindo: Elas são gastas porque são as que eu mais uso. Se chamassem muita atenção, as pessoas saberiam como se proteger.
“ No momento, ambas valem o preço que estou pedindo: uma é a Dúvida, a outra é o Complexo de Inferioridade. Todas as outras tentações podem falhar, mas estas duas sempre funcionam.”

(Paulo Coelho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário