quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Ele é o cara


Javier Bardem é o latino da vez em Hollywood. Chegou já vencedor ao Kodak Theatre, em Los Angeles, no dia 24 de fevereiro. Ele foi o primeiro espanhol a ser indicado ao Oscar de melhor ator, o que aconteceu em 2001 pelo filme "Antes do Anoitecer". Naquele ano, perdeu o prêmio pra Russel Crowe, de Gladiador. Desta vez, o ator de 39 anos, levou o homemzinho dourado e se consagrou como o primeiro de seu país a ganhar tal prêmio.

Na categoria a que estava indicado, a de coadjuvante, não tinha para mais ninguém. Sua interpretação para o assassino Anton Chigurg, no filme "Onde os fracos não tem vez" foi tão marcante que o fez até enfrentar uma depressão. “Não sou o tipo de ator que, quando o diretor grita: Corra!, vou embora para casa como se nada tivesse acontecido. Atuar é um processo emocional para mim”, diz Javier.
Em seu emocionado discurso de agradecimento, Bardem fez piada em inglês sobre o pior corte de cabelo de sua vida, o que seu personagem usa no filme. Mas , quando quis falar de coisas do coração, apelou pra o espanhol e agradeceu à mãe, a atriz Pilar Bardem, que o acompanhava na noite, aos tios e avós, todos artistas.
Com 1,83 de altura, contornado por uma boa quantidade de carne e músculos bem distribuídos no corpo de ex-atleta, o ator é o caçula de uma família de artistas. Além de sua mãe, Pilar, que faz sucesso na Tv espanhola, dois irmãos, Carlos e Mônica, também são atores. Seu pai é diretor de cinema.

Mas apesar de ter feito sua estréia aos 6 anos na minissérie espanhola El Pícaro, o jovem alimentava outro sonho quando era menino queria ser jogador profissional de rúgbi. Ele era bom, tanto que chegou a ser parte da seleção do seu país, mas desistiu ao ver seu rosto cada vez mais marcado pela violência em campo. “ Quebrei meu nariz não sei quantas vezes, por isso, tenho o rosto todo torto.” Diz o ator espanhol.
O ator ficou famoso na Espanha logo no seu primeiro filme adulto, no qual contracenou com sua mãe, no filme "As idades de Lulu", de 1990, do diretor Bigas Luna. O cineasta chamou Bardem pra outros quatro filmes nos anos seguintes.

Os planos para este ano já eram animadores antes do Oscar, agora, tudo pode acontecer. De concreto, Bardem viverá o traficante colombiano mais famoso do anos 90, Pablo Escobar, em "Killing Pablo", dirigido por Joe Carnahan. Depois vai filmar "Tetro", com Francis Ford Coppola, que se volta outra vez a uma saga envolvendo uma família italiana. E na sequência, partirá para "Nine", refilmagem musical de Oito e meio, clássico do cinema italiano de 1963, dirigido e escrito por Federico Fellini, que será comandado por Rob Marchall, do filme Chicago.

Fonte: Revista SET

Nenhum comentário:

Postar um comentário