quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Viva o super Obama!!!


Obama é o carisma em pessoa. Barack Obama tem apenas 25 meses de senadoria americana. Ele é “African-American”, palavrinha de difícil tradução, e não negro como nossos negros são negros, destituídos ou não de carisma.
Obama tem carisma, juram todos. Deve ter contribuído para esse estado carismático sua extração, que, até agora, é de enredada narrativa.
Nasceu no Havaí, filho de mãe americana do Kansas e pai economista queniano negro (perdão, americano). Como político, não se sabe direito nada dele, o que quer dizer: não se sabe nada sobre o que fez, nem de positivo e nem de negativo.

Obama, foi eleito o "Homem do ano de 2008" pela revista americana Time. A publicação diz que há dois anos Obama era um mero desconhecido para a metade do país. Ele reuniu 100 mil pessoas num comício em St. Louis, arrecadou mais de US$ 700 milhões em sua campanha e se tornou o responsável por enfrentar a pior crise num primeiro ano de governo no país desde a eleição de Franklin Roosevelt, em 1932.
"Chegou à cena americana como uma trovoada, pôs de pé nossa política, rompeu com décadas de senso comum e superou séculos de uma ordem social hierárquica", diz o texto publicado na edição desta semana da revista.
O presidente que governará os EUA a partir de 20 de janeiro de 2009 "reagiu de uma maneira sem precedentes para formar uma administração que proporcione confiança a um mundo em plena turbulência" após oito anos de George W. Bush na Casa Branca. A revista destaca como qualidades de Obama ser discreto é a "antítese da retórica".
Obama é considerado por outras autoridades em sua eleição, entre elas a ex-candidata a vice-presidente dos EUA Sarah Palin; o secretário do Tesouro americano, Henry Paulson, o presidente da França, Nicolas Sarkozy; e o cineasta chinês Zhang Yimou. No ano passado, o atual premier russo Vladimir Putin ganhou o título. Bush também já foi escolhido o homem do ano.

Não foi coincidência a escolha do dia de hoje para o candidato do Partido Democrata à presidência dos Estados Unidos, Barack Obama, fazer seu discurso de aceitação.
No dia de hoje, em 1963, Martin Luther King fez o seu discurso mais famoso, conhecido como “I Have a Dream” (Eu tenho um sonho), em Washington D.C. O sonho de Martin Luther King era que no futuro negros e brancos pudessem viver como iguais. Hoje, em outro 28 de agosto, 45 anos depois, o afro-americano Obama aceitará a posição de primeiro homem de sua raça a concorrer à presidência dos Estados Unidos.
Mas não é apenas a Martin Luther King que Obama quer fazer alusão. O carismático e mítico presidente dos EUA John Kennedy também serve de exemplo para Obama. Em 1960, JFK fez seu discurso de aceitação à disputa pela Casa Branca em uma arena aberta, mudando a tradição. Hoje, Obama segue os passos de Kennedy e prepara-se para falar para uma multidão, em Denver (EUA).

Se cumprir suas promessas de campanha, Obama tomará as seguintes medidas, depois que se mudar para a Casa Branca, em Washington.
1 - Guantánamo, prisão destinada aos que cometem atos de terrrorismo, será extinta. Obama quer acabar com as torturas sofridas pelos presos.
2 - Os soldados americanos que estão no Afeganistão e Iraque voltarão gradativamente para casa. Obama quer concentrar a força de seu exército no combate aos talibãs e ao grupo terrorista Al Qaeda, liderado por Osam Bin Laden.
3 - Obama reconhece que o Irã pode ser o estopim de uma nova Guerra Mundial, mas está disposto a dialogar com o governo de Mahmud Ahmadineyad.
4 - Obama está propenso também a assinar o protocolo de Kyoto, pelo qual países industrializados e outros integrantes da Organização das Nações Unidas (ONU) se comprometem a reduzir as emissões de carbono.
5 - O novo presidente quer ainda reduzir a dependência de petróleo da Venezuela e Oriente Médio, promovendo novas fontes de enrgia renováveis, destinando para tal cerca de 150 bilhões de dólares.
6 - Obama é simpático à idéia de retomar o diálogo com o primeiro-ministro espanhol José Luís Rodrigues Zapatero, interrompido desde que a Espanha retirou suas tropas do Iraque.
7 - Além de pôr fim à crise frise financeira que abala os Estados Unidos e, em conseqüência, o resto do mundo, Obama se inclina a aprovar tratados de livre comécio, em particular o que favorece à Colômbia.

Enfim...Só nos resta dizer um grande Viva ao super Obama!!!

Fonte: site Reporter.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário