segunda-feira, 6 de abril de 2009

Felicidade sim

Cheguei à conclusão que vira e mexe nesse últimos anos sempre nos pegamos repetindo a frase “Eu era feliz e não sabia”, principalmente nós brasileiros, também não é pra menos com tanta violência nas ruas, assaltos, hoje em dia a coisa está feia ao extremo. Os jornais dividiam o espaço com notícias não muito distante de nossos olhos e de nossa realidade cotidiana.
Li há alguns dias em uma coluna de uma revista de circulação nacional um texto-desabafo da escritora Lya Luft, ela escreveu assim: “ Sinto medo de num futuro muito próximo, ver as pessoas vivendo como ratos, organizados em seus lares com minishoppings, comida pré-pronta, diversão cibernética, amizades virtuais e do lado de fora de nossas vidraças um trágico cenário de cruzes, prostituição e balas perdidas”. Não posso negar que penso bem parecido como ela e a cada dia que passa, a cada manchete que leio, vejo ecoando em minha mente a mesma frase de sempre: “Eu era feliz e não sabia”.
Pensando agora melhor...Existe alguma forma de ser feliz e não saber?
Claro que sim, o problema é que o ser humano nunca esta satisfeito com o que tem, nós hoje em dia andamos tão apressadamente querendo tudo ao mesmo tempo agora e quando passa o tempo descobre-se que o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem na vida e que nem paramos por alguns minutos para refletir sobre a nossa felicidade, pelo o que vale a pena mesmo lutar na vida, quais os caminhos que são nossas prioridades, quais os sonhos que queremos que se realizem realmente. Até porque o que ontem era o ideal pode ser que hoje não seja, somos seres inconstantes, por isso, a felicidade é algo tão subjetivo e relativo, mesmo assim queremos, isso é incontestável.
Demoramos para enxergar a pessoa que somos e às vezes demoramos uma vida inteira tentando descobrir o que queremos. Enfim...Somos complexos demais. Eu adoro a frase do Vinicius de Morais que diz: "Que seja Eterno enquanto dure".
Serei feliz então com as minhas recordações até porque o tempo não volta atrás, o tempo é atroz e a pessoa que somos ontem foi reconstruída pelo pessoa de hoje, amanhã não sei quem e se serei melhor, se aprenderei mais com meus próprios erros, se me arrependerei de algumas coisas, se sentirei saudade de outras, mais é a vida, ela sempre nos ofereçe novas oportunidades. Como dizia a música: O que é? O que é? Do Gonzaguinha: "Eu fico com a pureza da resposta das crianças, é a vida, é bonita e é bonita...".

Afinal a felicidade de hoje, amanhã pode ter outras cores, outras formas e outros jeitos para se encaixar na nossa vida no que queremos tanto, no que desejamos tanto. Esse pensamento não tira o mérito do passado, pois o que passou é seguro e eu já conhecemos muito bem. O presente sim deixa dúvidas e o pior de tudo é o futuro, que eu nunca vimos a cara, nem sabemos nada sobre ele. Sinceramente eu espero lembrar de hoje sentindo saudades de amanhã.
Me veio à cabeça agora outra música perfeita, do Carlinhos Brown e da Marisa Monte intitulada Pra ser sincero, para fechar esse momento, que diz assim:

“Eu era tão feliz
E não sabia, amor
Fiz tudo o que eu quis
Confesso a minha dor
E era tão real
Que eu só fazia fantasia
E não fazia mal
E agora é tanto amor
Me abrace como foi
Te adoro e você vem comigo
Aonde quer que eu voe...”

Um comentário:

  1. "E o que passou calou.
    E o que virá dirá.
    Pra ser sincero o meu remédio é te amar, te amar...!"

    Muito linda essa músicaa!

    =*

    ResponderExcluir