terça-feira, 12 de maio de 2009

Os males necessários nossos de cada dia

Quando somos pequenos, nossas mães falam que vacina é um mal necessário, depois as provas viram um mal necessário, quanto mais a gente cresce e ficamos adultos aparecem cada vez mais males necessários na nossa vida. Tipo: filas para tudo, contas para pagar, chefes para suportar, sapos para engolir...E quem gosta de engolir sapo? Risossssss
Acho o celular que é um bem que se pode tornar um mal necessário. Se você falar em uma roda de amigos que não tem celular com certeza vai ser visto com um “ET”, porque as pessoas hoje em dia não saem de casa e muito menos dormem se o celular não estiver do lado. Tenho uma relação de amor-ódio nesta questão. Gosto da segurança de poder comunicar a qualquer momento que necessito, no carro, no ônibus, meio do nada...Mas tudo que é demais, vicia e pode virar algo patológico, é disso que eu tenho medo, isso que não acho legal.
Dizem algumas pessoas que o stress também é um mal necessário desse nosso século moderno. A vida agitada, o trânsito caótico, trabalho, discussões, horários, dívidas à paga e haja dinheiro. O stress pode ser causado por tudo isso e mais a ansiedade e depressão devido as mudança bruscas, que leva a pessoa a sentir um determinado tipo de angústia, por isso, devemos está preparados sempre para luta ou para fuga, nada melhor do que um pouquinho de stress para deixar a gente em alerta. Como disse Caetano Veloso na música: Divino Maravilhoso: “..É preciso está atento e forte, não temos tempo de temer a morte..”
O sedentarismo, um comportamento malévolo induzido por hábitos decorrentes dos confortos da vida que nos assola sem piedade. Com a evolução da tecnologia é a tendência cada vez maior de substituição das atividades que demandam gasto energético por facilidades cotidianas, o ser humano adota cada vez mais a lei do menor esforço reduzindo assim o consumo energético de seu corpo, mas por outro lado, descansar é importante e muitas vezes necessário para combater o estresse postural.
Computadores realizam maravilhas em nossas vidas, tanto a nível pessoal como a nível de negócios. A sofisticação dos computadores nos permite cada dia realizar um número crescente de tarefas, sem a necessidade de mudança de local ou posição. Podemos digitar um longo texto por horas seguidas, realizando apenas movimentos faciais e manuais. Estes movimentos, no entanto, tem uma característica, são repetitivos à alguns sistemas musculares mantendo em posição estática a maioria dos sistemas musculares do corpo humano. Vendo desse ponto de vista digo com toda firmeza que o computador é um mal necessário em nossa vida.
Todo ser humano que tem consciência da razão de sua estadia neste mundo sabe que o dinheiro é um mal necessário em sua vida. O dinheiro é um instrumento de prova na vida daqueles que o tem em abundância. Ele prova a sua sensibilidade, seu amor pelos menos favorecidos e o poder que o indivíduo tem em assimilar a diferença entre a vida material e a espiritual. Sua falta faz o homem sentir, mais facilmente, que esta vida é apenas uma página de um livro chamado vida.O dinheiro é muito importante na vida das pessoas, contudo ninguém poderá dizer, em sã consciência, que é feliz. O dinheiro não traz a felicidade verdadeira? Será? Eu fico me perguntando sempre isso! Enfim... A felicidade que ele traz é falsa e apenas material que muitas vezes vem de encontra à felicidade espiritual, por isso, podemos afirmar com todas as letras, que o dinheiro é o maior dos males necessários nessa nossa vida de cada dia.
Devemos é viver com coragem sem sermos covardes todos os dias. E se entregar em queda livre da existência. Beijar muitas bocas. Expor nossos sentimentos mais nobres. Provar todos os venenos. Sentir todas as dores. Sentir todas as alegrias por todos os poros do nosso corpo. Sair do controle. Reviver o passado.Olhar ao nosso redor. Só assim podemos sentir como se tivéssemos nos atirando de um penhasco e confiar plenamente no colchão de ar que nos aguarda há muitos metros abaixo. Ou não? Porra, então que tudo se dane, até esse tal colchão imaginário, do chão com certeza não passaremos.
Existir é fato. Viver é a meta. Respirar é fácil. Perder o fôlego é que é o verdadeiro aprendizado.

Um comentário:

  1. E o que vc me diz daqueles que tem medo de perder o fôlego? E continuam ocupando os espaços daqueles que se atiram nessa aventura...?
    Gosto de passar pelo seu blog, ele sempre me traz algo de positivo.
    Abraço e continuadas invenções criativas.

    ResponderExcluir