sexta-feira, 5 de junho de 2009

A dona do castelo


Castelo de Luz é o nome do novo CD da cantora Lia Sophia, que está em temporada de lançamento todas as quartas de junho no bar Relicário, com a participação dos músicos Adelbert Carneiro, Luiz Pardal, Jacinto Kahwage, Davi Amorim, entre outros, sempre a partir das 21h30. Após três anos do lançamento de seu primeiro CD “Livre”, Lia Sophia apresenta agora o álbum “Castelo de Luz”, onde a artista revela todas as suas facetas artísticas, cantando, compondo, tocando, arranjando e co-produzindo, ao lado de Adelbert Carneiro, que também assina a direção musical do CD.
Com 13 faixas autorais inéditas, “Castelo de Luz” consolida a vertente compositora da artista. “Em um universo de trinta músicas compostas por mim para este novo trabalho, o difícil foi definir as músicas que comporiam o CD”, diz a artista. As letras retratam desde cenas do cotidiano e histórias simples e românticas como em “Mais Uma Vez” e “Quero Te Encontrar”, até imagens oníricas e questionamentos filosóficos como nas músicas “Castelo de Luz”, composta em parceria como compositor pernambucano Sóstenes, e “Deixa Chover”.
Gravado no estúdio Midas, em Belém, entre os meses de abril e setembro de 2008, “Castelos de Luz” foi co-produzido e dirigido por Adelbert Carneiro, músico e produtor reconhecido por atuar em trabalhos de artistas do Norte.
Conta também com os talentos de músicos da região, como o maestro Luiz Pardal, que assina os arranjos de cordas nas músicas “Castelo de Luz”, que dá nome ao disco, e “Minha Prece”. E, juntamente com Lia Sophia, o arranjo da música “Meu Verso”.
A atmosfera do disco passeia pelo ambiente das décadas de 60 e 70, trazendo em seus arranjos de sopros o clima das big bands e em suas guitarras, os delays típicos dos anos 70. Seguindo esta linha, na música “A Flor” é possível perceber o toque regional das guitarradas, no groove de guitarra criado por Davi Amorim. Já em “Minhas Verdades”, um rock’n roll ao estilo “ie ie ie”, quem marca presença é o ritmo lundu (típico da região). E em “Mulher” a influência do brega é percebida de maneira sutil.
Carreira: Lia Sophia nasceu em 1978 na Guiana Francesa e, aos dois anos de idade, veio para o Brasil. Cresceu em Macapá e aos seis anos já era solista da igreja. Os primeiros acordes ao violão surgiram aos nove anos por influência da mãe, que na juventude foi cantora de rádio. Foi somente aos 17 anos, quando Lia Sophia veio para Belém cursar psicologia, que ela entrou em contato pela primeira vez com a MPB, através dos CDs de João Gilberto e Marisa Monte. Sua primeira composição, “Eu só quero você”, alcançou sucesso nas rádios do Estado. Em 2005, lançou seu primeiro CD, “Livre”.
Entre os sucessos deste disco estão “Eu só quero você”, de Lia Sophia, “Boca”, de Débora Vasconcelos, “Velhos Sonhos”, de Mapyu e Nilson Chaves, e a dançante “Eu”, composta em parceria com ElianeMoura. No final de 2008, Lia Sophia deu início a um projeto no qual já vinha mergulhando em pesquisas há quase dois anos: regravações de grandes clássicos da música brega da região Norte. Essa pesquisa da artista resultou em seu terceiro CD, chamado “Amor Amor Amor”, gravado no estúdio Zagas Music no Rio de Janeiro, com produção de Alexandre Moreira e que tem previsão de lançamento para o segundo semestre de 2009.

Fonte: Jornal Diário do Pará.

Um comentário:

  1. olá, so pra deixar registrado aqui, conheci a Lia ja há algum tempo, e amo as musicas dela, e no momento moro aqui me macapá, sinto a falta de um show dela aki já que ela é deste estado... quarta passada fui ver ela tocar lá no relicario estava linda, a casa lotada nem pude ficar pra assistir o show todo, uma pena.... sempre que vou a Belém procuro saber onde ela se apresentará...espero ve-la tocar um dia aqui em Macapá, bjs!!!

    ResponderExcluir