quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Tô lendo. Livro: Nós, os Humanos (Flávio Gikovate)

Nesta obra, Flávio Gikovate apresenta uma visão tridimensional do homem, em suas peculiaridades biológicas, psicológicas e sociais. Ele estuda as relações entre amor, sexualidade, vaidade e vícios, mostrando como a razão interfere nos processos sentimentais.
O livro reúne seis ensaios acerca das relações entre a razão e as pressões biopsicossociais a que nos submetemos.
O primeiro, “Corpo, alma e sociedade”, mostra que estamos presos a valores e regras sociais que nos impedem de ter uma vida plena. O segundo, “Amor e sexo”, explica que esses dois componentes não estão sempre interligados, como reza o senso comum. O terceiro, “Amor e vaidade”, demonstra que um dos ingredientes mais destrutivos envolvidos na relação amorosa é a vaidade, mesmo que não seja percebida pelos parceiros. O quarto, “Amor e vícios”, reafirma a idéia do autor de que o amor romântico funciona da mesma forma que as substâncias que provocam dependência. O quinto, “Amor e razão”, sustenta o ponto de vista de Gikovate de que o amor pleno é aquele mais próximo da amizade, sem vínculos doentios entre as pessoas.
Por fim, o sexto, “Do que somos capazes” oferece uma visão otimista do futuro, desde que as pessoas reflitam, eliminem ou atenuem cada vez mais tensões sobre todas essas questões derivadas de conflitos entre da individualidade e anseios de integração para ter uma vida social e amorosa bastante satisfatória.


"... gostamos dos autores que pensam de modo parecido como o nosso e achamos meio idiota o texto — e seu autor — que contém opiniões divergentes. Assim, nunca aprendemos nada de novo, pois só lemos os livros com os quais concordamos e cujo conteúdo de certa forma já conhecemos; ou seja, só lemos os livros que não precisamos ler. Os outros nós largamos no meio, porque são “chatos” ou idiotas…" (Flávio Gikovate/ Psicoterapeuta).


Ficha Técnica:
Livro: Nós, os Humanos
Autor: Flávio Gikovate
Segmento: Psicologia e psicanálise
152 páginas
Editora MG Editores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário