terça-feira, 21 de dezembro de 2010

O palhaço do ano


Eu estava pensando quem eu poderia eleger como o mais autêntico brasileiro do ano, se for para eleger o óbvio seria fácil, me vem à cabeça logo muitos nomes, desde da nossa presidenta eleita Dilma Rousseff, passando pelo nadador Tiago Pereira, pela cantora Ivete Sangalo, pelo apresentador Marcelo Tas e até mesmo pelo galãzinho do momento Fiuk.
Mas eu queria alguém no sentido mais verdadeiro da palavra brasileiro, no sentido literal daquele famoso slogan publicitário “ Sou Brasileiro não desisto nunca!”. E na minha opinião brasileiros assim são muitos raros e merecem ser homenageados sempre, até porque ser brasileiro no Brasil é muitíssimo difícil por todos os inúmeros problemas que já sabemos, pela nossa educação de baixíssimo nível, falta de emprego, falta de saneamento básico, falta de saúde, corrupção, desigualdade social, altos índices de criminalidade e mesmo assim surge dentro de nós, não sei de onde uma superação diária que faz com que nos sejamos malabaristas, como muitos pais e mães de família que sustentam suas casas com apenas um ridículo salário mínimo. Isso que é ser brasileiro, quando a perseverança vence todo e qualquer obstáculo e o pensamento de desistir é quase inexistente, apesar dos obstáculos e das muitas dificuldades. Há tempos que não se via o brasileiro tão empolgado com sua força interior. Sua auto-estima que estava em baixa, por problemas já mencionados, subiu a níveis surpreendentes, o espírito de patriotismo elevou-se também. Isso não estou falando da boca pra fora, é um dado pesquisado e comprovado pela Associação Brasileira de Anunciantes.
E comecei a imaginar e visualizar a imagem de um pobre menino no interior do Ceará, numa cidadezinha chamada Itapipoca, que com oito anos começou a trabalhar em um circo onde atuava como palhaço, acompanhado pela alcunha de Tiririca, o apelido lhe foi dado devido à personalidade muito forte de que gozava. O apelido foi dado pela mãe, quando o filho se mostrava mal-humorado e zangado.
Anos depois já adulto, Francisco Everardo Oliveira Silva, o Tiririca, fazia apresentações sempre em barracas, espécies de pequenos circos, muito comuns no Nordeste, e se tornaram cada vez mais constantes. Devido ao grande sucesso alcançado nesses espetáculos, os barraqueiros da região pagaram as primeiras mil cópias do CD de estréia, que bateu índices recordes de vendagem com mais de 1,5 milhão de cópias, isso graças à exaustiva execução nas rádios da canção de estilo regional nordestino intitulada Florentina. Distribuída inicialmente pelas regiões de Juazeiro e Pernambuco, pouco tempo depois a música se tornou conhecida nacionalmente. A gravadora Sony Music comprou o disco e o lançou nacionalmente.
Tiririca também bateu recordes de audiência em programas televisivos, que anteriormente pertenciam ao grupo Mamonas Assassinas e outra canção sua obteve também gigantesco sucesso que foi Eu sou chifrudo.
Ainda com o primeiro CD houve um fato causou muita polêmica, a canção Veja os cabelos dela, que foi considerada por muitos como racista. Com essa acusação os discos foram apreendidos, a execução das canções pelas rádios foi proibida e Tiririca foi processado por racismo. Ao fim, ele acabou sendo absolvido da acusação.
Em 1997, Tiririca gravou o segundo CD, com destaque para as canções O Padroeiro do Ceará, Índia e Ele é corno mas é meu amigo. Depois de um breve afastamento da mídia motivado por problemas pessoais, ressurge em 1999 com o lançamento do terceiro CD, lançado pela independente Indie Records. O maior sucesso do disco foi a canção Casado com uma viúva. Outra gravação de Tiririca foi a música Índia, de Cascatinha e Inhana. A grande diferença, porém, é que durante a música inteira Tiririca só cantou a primeira frase da letra original: "Índia seus cabelos”.
Realizando uma série de espetáculos, no mesmo ano ingressou na Rede Record onde fez parte do elenco fixo do humorístico Escolinha do Barulho, abandonando temporariamente a atividade musical. Antes chegou a apresentar um programa infantil na Rede Manchete. Posteriormente transferiu-se para o SBT, onde tinha um quadro fixo no programa A praça é nossa. Lançou o CD Alegria do forró e retornou à Rede Record onde participa do programa Show do Tom, apresentado pelo também humorista Tom Cavalcante. Recentemente se tornou principal influência de bandas como Cine e Restart.
Neste ano, Tiririca, se lançou como Tiririca lançou sua candidatura para Deputado Federal pelo estado de São Paulo por meio do Partido da República. Utilizava um bordão que era bem a sua cara e seu estilo humorístico que dizia: "Vote no Tiririca, porque pior do que tá não fica". Tal bordão levaram um candidato a deputado estadual a representá-lo junto ao Ministério Público Eleitoral, sob o fundamento de que estaria afrontando o Congresso Nacional e o poder público em geral. A representação, contudo, foi arquivada.
Meses depois, Tiririca é apontado como um analfabeto pela Revista Época, o que também pode impugnar sua candidatura. No dia 3 de outubro de 2010 Tiririca torna-se o Deputado Federal mais votado do Brasil e eleito pelo estado de São Paulo com 1.348.295.
Em 30 de outubro último, a defesa de Tiririca alegou que ele sofre de transtorno de desenvolvimento da expressão escrita, uma deficiência motora que o impediria de segurar uma caneta com firmeza. A defesa afirma que Tiririca contou com o auxílio de sua mulher para escrever de próprio punho a declaração de alfabetização, exigida pela Lei Eleitoral. A mulher de Tiririca teria apoiado sua mão sobre a mão do marido para ajudá-lo a firmar a caneta no momento da redação. Por causa da deficiência, diz a defesa, Tiririca também estaria impossibilitado de fazer testes de escrita.
Após muita polêmica dia 17 de dezembro, o candidato foi o primeiro a ser diplomado na Assembléia Legislativa em São Paulo. Tiririca foi aplaudido de pé pelas pessoas que estavam nas galerias e pretende focar seus projetos nas áreas de educação e cultura, na defesa de artistas circenses em geral.
O palhaço/humorista Tiririca e agora Deputado Tiririca, é o melhor exemplo de brasileiro no mais extenso sentido da palavra, sempre sentiu na pele todas as mazelas de ser pobre, nordestino e claro brasileiro que sempre se virou para sobreviver a essa sua trajetória de vida sofrida, sempre tomou bofetada na cara e sempre deu risada para não chorar e apesar dos pesares chegou aonde chegou, chegou no Congresso Nacional com seu 1 milhão de votos.
Há quem discorde e diga que Tiririca é uma vergonha nacional, por ele não ter escolaridade. Pra mim vergonha nacional é o Senado autorizar que parlamentares a utilizarem passagens aéreas extras para lazer, é Senadores ganham diárias para ficar em casa, é a Câmara pagar horas extras durante o recesso de festas de final de ano, é a dengue matando a população pobre do Brasil, são gastos de publicidade do governo federal, é o Apagão aéreo nos nossos aeroportos, são os escândalos das obras do PAC, é a venda da Brasil Telecom, é a CPI da Pedofilia, é o escândalo dos cartões corporativos, são as fraudes dos exames e das provas da OAB e do ENEM. Isso sim são vergonhas nacionais. Agora vim me dizer que a eleição do palhaço Tiririca é deprimente já é ser demais preconceituoso. Se Tiririca é um mero puxador de votos, isso é mérito dele que é um artista dos mais populares, diferentemente de alguns políticos que ganham a notoriedade por falcatruas e corrupção. Pelo menos Tiririca é um palhaço de verdade, no melhor sentido da palavra palhaço. Não é como alguns cidadãos digníssimos que não são palhaços mais adoram colocar um nariz de palhaço na cara do povão brasileiro.
Tiririca para mim o brasileiro do ano, não só pelo façanha de ter se tornado o segundo Deputado Federal mais votado da história do país, só perdendo para o já falecido Deputado Enéas Carneiro, mas exatamente por transformar seu humor de palhaço em votos e provando assim que é um palhaço sim e um anarquista digno de boas idéias diante da maioria de nossos políticos que são meio sem graça. E com sua gozação de palhaço/humorista atraiu a simpatia de seus eleitores. E o palhaço Tiririca o que é? É ladrão de mulher? Não! Tiririca é o palhaço do ano ou melhor o brasileiro do ano.

(Codinome Pensador)

Nenhum comentário:

Postar um comentário