quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

A dama de ouro do cinema





Que Meryl Streep é recordista absoluta com 17 indicações ao Oscar isso todo mundo está cansado de saber, acho que até ela mesma. Ela venceu em três ocasiões: prêmio de Melhor atriz pelo filme O franco-atirador em 1979 e de Melhor atriz codjuvante pelo filme Kramer vs. Kramer em 1980 e neste último domingo dia 26, ganhou mais um Oscar pra sua coleção particular, Oscar de Melhor atriz principal por sua magistral atuação da primeira-dama britânica Margaret Thatcher no filme A dama de ferro. Sem esquecer que já foi vitoriosa também com o prêmio do Globo de Ouro, com 26 indicações, tendo ganho 8 vezes.
Ao receber o Oscar, Meryl foi ovacionada de pé por seus colegas. Ela abriu seu discurso agradecendo o marido, por medo de que o limite de tempo a impedisse de dizer obrigado a ele por tudo e encerrou declarando que queria aproveitar para agradecer a todos os seus colegas e amigos. "Porque acho que nunca mais estarei aqui de novo”. disse a grande atriz. Meryl venceu com mérito as outras indicadas na mesma categoria, entre elas as atrizes: Viola Davis, Rooney Mara, Michelle Williams e Glenn Close.
Meryl já ganhou um Globo de Ouro e um Bafta por esse mesmo papel no filme A dama de ferro.
O filme foca no enredo da humanização e na polêmica da personagem, a primeira-dama britânica Margaret Thatcher, que governou a Inglaterra com mão de ferro entre 1979 e 1990. Durante a recessão econômica causada pela crise do petróleo no fim da década de 70, a líder política tomou medidas impopulares para a recuperação do país. Notabilizando-se por uma defesa estrita do monetarismo, da privatização de estatais, da flexibilização do mercado de trabalho e cortes de benefícios sociais, eliminando até o salário mínimo, restabelecido por Tony Blair em 1999. Seu grande teste, entretanto, foi no conflito entre a Grã-Bretanha e a Argentina na Guerra das Ilhas Malvinas, que completará 30 anos em abril. Passando um tanto batido por boa parte desse contexto político, o filme retrata a ex-primeira-ministra, que está viva, com 86 anos, como uma velha senhora abalada pela pré-senilidade, solitária e cercada de auxiliares mais empenhados em vigiá-la do que acolhê-la. Virtuosa, translúcida e convincente foram são algumas das palavras usadas por críticos dos Estados Unidos para descrever a atuação de Meryl na pele da polêmica política britânica. Críticas mais que merecidas!
Mary Louise Streep é descendente de uma família de britânicos, irlandeses, suíços e neerlandeses, filha de uma artista plástica e de um executivo da indústria farmacêutica, foi criada em Bernardsville, Nova Jersey, onde frequentou e se graduou na Bernards High School. Ela recebeu seu B.A. (Bacharelado de Artes) em Teatro na Vassar College, em 1971. Estudou música, arte dramática e ópera na Universidade Yale. Após finalizar os estudos, trabalhou para o Theatre Repertory Company, de Phoenix, e obteve reconhecimento ao ser nomeada para o Tony Award, e por vencer o Outer Critics Circle Award.
Sua estreia cinematográfica aconteceu em Julia, de Fred Zinnemann, em 1977. Debutou na televisão em 1978, com a série Holocausto, pela qual foi agraciada com o Emmy de melhor atriz.
Desde 1978 Meryl é casada com o escultor Don Gummer, com quem tem 4 filhos, Henry, Mamie Gummer, Grace e Louisa. Em 2009, foi eleita a 48ª mulher mais poderosa do mundo do entretenimento segundo o Hollywood Reporter e possui uma estrela na Calçada da Fama, localizada em 7020 Hollywood Boulevard. A atriz foi homenageada Festival de Cinema de Berlim este ano com um Urso de Ouro Honorário e uma retrospectiva de alguns de seus filmes mais famosos dos últimos 30 anos de carreira. Meryl Streep, tem 62 anos e é considerada a maior atriz viva do cinema. Meryl Streep é considerada por mim, a dama maior do cinema mundial. Meryl Streep é a primeira e única dama de ouro do cinema. Parabéns Meryl!

Fonte: Cinema Oul

Nenhum comentário:

Postar um comentário