sábado, 21 de fevereiro de 2009

Vida e morte de Bettie Page





"Bettie Page personificou o estereótipo dos anos cinquenta e a sexualidade escondida por baixo da superfície" Disseram as autoras Karen Essex e James L. Swanson no livro "Bettie Page: A vida de uma lenda das pin-ups", de 1996.
Bettie Mae Page nasceu em 22 de abril 1923, em Nashville, foi mandada para um orfanato com mais duas irmãs depois que o pai dela foi preso. Page descrevia seu pai como um "monstro sexual" que começou a molestá-la aos 13 anos de idade.
Formada em artes, ela fez seus primeiros trabalhos como modelo nos anos 1940, após mudar-se para San Francisco.
A modelo e atriz Bettie Page, cujas fotos eróticas popularizaram o termo "pin-up" nos anos 50 e ajudaram a desencadear a revolução sexual dos anos 60, morreu 2 de janeiro de 2008, de pneumonia em Los Angeles, aos 85 anos.
A partir de 1950, Bettie Page passou a ser a modelo mais fotografada do mundo, especialmente de biquíni e lingerie. Em janeiro de 1955, chegou ao ápice da carreira, ao se capa da rvista Playboy transformando-se em celebridade. Sua imagem virou febre e foi estampada desde cartas de baralhos à álbuns de figurinhas. Na época, seus pôsteres sensuais decoravam os quartos dos jovens (daí a origem do termo "pin-up", isto é, fotos antigas de mulheres para se pendurar na parede, que ganharam esse nome por se destinarem a algo como "espetado").
Page foi considerada uma das mulheres mais sensuais nos anos 50 e chegou a ser considerada pelo criador da revista Playboy, como a modelo do século por seu ensaio em 1955.
"Ela capturou a imaginação de uma geração de homens e mulheres com seu espírito independente e sua sensualidade sem vergonha. Ela era a encarnação da beleza", disse Hugh Roesler (criador da revista Playboy).
Suas fotografias com pouca roupa chocaram a sociedade americana antes da revolução sexual dos anos 60.
Mais tarde, Page passou décadas longe dos holofotes, lutou contra uma doença mental e se tornou uma cristã convertida. Ela voltou à cena na década de 90, ao conceder algumas entrevistas, nas quais se recusava a ser fotografada.

Fonte: Revista Playboy

Um comentário:

  1. conforme prometido, eis o comentário.

    http://cafebeatnik.wordpress.com

    meu endereço.

    ResponderExcluir