sábado, 21 de março de 2009

Música+cérebro= Radiohead, Kraftwerk e Los Hermanos.




A banda inglesa Radiohead, principal atração do festival Just a Fest, realizado no Rio de Janeiro nesta sexta-feira, brilhou na primeira visita ao Brasil e envolveu com sua particular atmosfera, em um misto de tensão e emoção, milhares de pessoas que esperaram mais de 15 anos por esse show. O grupo liderado por Thom Yorke coroou a noite de música eclética que contou também com a banda eletrônica alemã Kraftwerk e com Los Hermanos, que voltou a se reunir após dois anos . Apesar de não ser uma banda das massas, mas sim de culto, o Radiohead conseguiu reunir 25 mil pessoas na Apoteose, palco para o desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro.
Com a música 15 Steps a banda de Oxford abriu um show em que repassou a maioria das canções de seu último álbum In Rainbows, que entrou para história por, em uma decisão inédita do grupo, ter sido vendido pelo preço que os fãs acreditavam ser justo pagar.
All I need, Bodysnatchers e Nude foram responsáveis por um dos momentos mais intensos do espetáculo. Emoção que chegou a seu ponto máximo quando a banda lembrou um pouco do passado ao tocar músicas badaladas dos anos 90. Karma Police, Pyramid song, Idioteque e Paranoid Android, já no final, também envolveram o público, sobre o qual a voz de Yorke conseguiu se elevar em muitos momentos, até conseguir se unir à da plateia em No Surprises, outra das músicas emblemáticas da banda.
Em sua primeira aparição no Brasil, no entanto, o Radiohead teve que dividir o papel de destaque com Los Hermanos, que em abril de 2007, resolveu dar um tempo e voltou a se reunir unicamente para a abertura do show do Radiohead.
Embora com o local ainda por encher, o Los Hermanos estava em casa e não decepcionou seus fiéis seguidores, que já pareciam cansados de esperar para ouvir, quem sabe pela última vez, O Vencedor, Sentimental e outro sucessos.
O tom extravagante da noite foi dado pelos alemães do Kraftwerk, autênticos dinossauros da música eletrônica que estão prestes a completar 40 anos em atividade e que, hoje, só contam com um membro de sua formação original.
Protegidos atrás de seus computadores e apoiados por projeções digitais em suas costas, os alemães transformaram, durante pouco mais de uma hora, a Apoteose em uma pista de dança improvisada, na qual não faltaram as indispensáveis Tour de France, Manmachine e The Robots.


História e discografia:
O Radiohead lançou seu primeiro álbum Pablo Honey, em fevereiro de 1993. Seu estilo musical foi comparado ao grunge, estilo bastante popular nos anos 90.
Seu segundo álbum The Bends, no fim de 1994, tendo o lançado em maio de 1995. Enquanto a cena de bandas de Britpop dominava a atenção da mídia, o Radiohead finalmente havia feito sucesso em sua terra natal.
OK Computer o terceiro álbum de estúdio da banda, foi lançado em junho de 1997. Consideravelmente composto por canções de rock bastante melódicas, nesse álbum também mostrou o Radiohead experimentando novas estruturas em suas canções, incorporando música ambiente, elementos de noise e influências eletrônicas. Em OK Computer foi a primeira gravação da banda que atingiu a primeira posição na parada britânica, o que fez com que o sucesso comercial do Radiohead aumentasse ao redor do mundo. Ainda que tenha atingido a modesta 21ª posição nas paradas norte-americanas, OK Computer foi bastante aclamado neste país, tendo recebido o Grammy de Melhor Álbum Alternativo, e uma indicação para Álbum do Ano.
No começo de 2000, tal como havia ocorrido com OK Computer, o quarto álbum Kid A recebeu o Grammy de Melhor Álbum Alternativo e uma indicação para Álbum do Ano. Ainda que o sucesso comercial deste álbum tenha sido inegável, Kid A foi tão aclamado quanto criticado. Muitos críticos definiram Kid A como "um suicídio comercial", e pediram por um retorno do antigo estilo da banda.
Amnesiac, o quinto álbum de estúdio do Radiohead, foi lançado em junho de 2001, contendo faixas adicionais das sessões de gravações de Kid A. O estilo musical da banda neste álbum permaneceu o mesmo de Kid A, com a fusão de rock e música eletrônica, mas este álbum incorporou mais elementos de jazz. Amnesiac foi um sucesso comercial e de crítica ao redor do mundo, atingindo a segunda posição.
O sexto álbum Hail to the Thief, foi lançado em Junho de 2003. Misturando as influências de toda a carreira do grupo, Hail to the Thief combinou as guitarras distorcidas com sons eletrônicos e as letras de Thom Yorke, já livre de seu bloqueio criativo.
O sétimo álbum de estúdio da banda In Rainbows, foi lançado em outubro de 2007 sob a forma de download digital, onde os compradores escolhiam o quanto queriam pagar pelas músicas. O sucesso de In Rainbows nos Estados Unidos da América marcou o maior sucesso da banda nas paradas desde Kid A, ainda que tenha sido o quinto álbum da banda a atingir a primeira posição no Reino Unido.

O Kraftwerk foi fundado em 1970, com experiência e influência do produtor Konrad "Conny" Plank foram também significativa. como resultado do seu trabalho com os Kraftwerk, tornou-se num dos mais requisitados no final dos anos 70. Plank produziu os primeiros quatro álbuns da banda, mas parou de trabalhar com os Kraftwerk depois do sucesso comercial de Autobahn, aparentemente devido a disputas com contratos da banda. Emil Schult tornou-se num colaborador regular do grupo no início de 1973, originalmente tocando baixo e violino, produzindo material visual da banda e letras e os acompanhando em digressões.
Após vários álbuns experimentais, o sucesso da banda veio em 1974 com o álbum Autobahn, e a sua faixa de 22 minutos motorik. A canção foi um hit mundial, demonstrando a grande relação da banda com sintetizadores e outros instrumentos electrónicos. Este álbum foi seguido por uma trilogia de álbuns que influenciou bastante a música popular posterior: Radio-Activity (1975), Trans-Europe Express (1977) e The Man Machine (1978). Em 1975 formou-se o que ficou conhecido como a formação clássica do Kraftwerk, para a digressão de Autobahn. Juntaram-se a Hütter e Schneider Wolfgang Flür and Karl Bartos como percussionistas electrónicos. Em meados de 1999, as gravações originais de Tour de France foram finalmente lançadas em CD, indicando um reinício das actividades da banda. Em 2000, o ex-membro Flür publicou uma autobiografia na Alemanha, Kraftwerk: I Was a Robot, revelando vários novos detalhes sobre a vida da banda. Hütter e Schneider mostraram, no entanto, hostilidade à obra.
Em Agosto de 2003, a banda lançou Tour de France Soundtracks, o primeiro álbum desde Electric Café, de 1986. Em junho de 2005, a banda lançou um álbum ao vivo, Minimum-Maximum, que foi compilado de apresentações da banda durante a digressão européia no início de 2004, recebendo várias críticas positivas. A maioria das faixas consistia em remodelagens de antigas faixas de estúdio. O álbum foi galardoado com o Grammy para melhor álbum de música electrónica. Juntamente com o CD, foi lançado um DVD que contém vários vídeos de apresentações em várias localidades no mundo.

Los Hermanos é uma banda brasileira de rock alternativo formada no Rio de Janeiro em 1997, que mistura rock com elementos da música brasileira como o samba e a MPB, além de ter flertado com o Ska, o Reggae e o Hardcore. Os até então estudantes de jornalismo da PUC-RJ, Marcelo Camelo e Rodrigo Barba, iniciaram a formação de uma banda. Com a entrada dos músicos Rodrigo Amarante e Patrick Laplan e com a saída de três músicos de sua formação (o trompetista Márcio e os saxofonistas Carlos e Victor).
Em 1999, a banda assinou com a gravadora Abril Music e lançou seu primeiro CD, homônimo Los Hermanos, que repercutiu entre o público jovem, identificados com as letras estilo Jovem Guarda. O sucesso do álbum foi puxado pela música Anna Julia, escolhida pela gravadora como primeiro single do trabalho.Dois anos depois, em 2001, o grupo lança o álbum Bloco do Eu Sozinho. Depois de algum tempo do lançamento, a crítica especializada começaria a elogiar o álbum, que ganhou notoriedade no meio após ter chegado ao conhecimento de todos a divergência que havia entre a banda e a gravadora. O ano de 2003 chegava e já na BMG (atual Sony&BMG), os Hermanos lançaram o álbum Ventura. Antes chamado de Bonança, o disco teve uma curiosidade em seu preparo: o primeiro disco nacional a vazar em sua fase de pré-produção. Em 2005 chega o quarto CD da banda: 4. O álbum mostrava um conteúdo mais introspectivo e uma aproximação mais impactante com a MPB. O disco, no entanto, seria considerado "irregular" pela grande crítica. Pela predominância de um clima saudoso nas letras de Camelo e Amarante, 4 dividiu novamente o público: a banda estava em mais um novo rumo. Em abril de 2007, a banda anunciou um recesso por tempo indeterminado nos trabalhos, alegando o acúmulo de muitos projetos pessoais ao longo de seus dez anos de carreira.
Fonte: Site G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário