quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

A hora da estrela


Susan Margaret Boyle ou simplesmente Susan Boyle, cantora escocesa que se tornou célebre por sua participação no programa de calouros britânicos Britain's Got Talent, transmitido pela rede de televisão britânica (ITV). Em 11 de abril de 2009, a audição de Susan para o programa, cantando a canção I Dreamed a Dream do musical Os Miseráveis e foi um sucesso na Internet, divulgando sua imagem rapidamente.
Antes de cantar na audição, tanto os jurados quanto o público demonstraram desconfiança por sua aparência desleixada e comportamento inseguro da cantora. Em resposta, após a surpreendente apresentação ela foi ovacionada pelo auditório e pelos juízes, que aplaudiram de pé. O contraste de sua performance com a primeira impressão dada geraram repercussão global. Artigos sobre ela apareceram em jornais de todo o mundo, enquanto vídeos hospedados na internet com sua apresentação bateram recordes.
Aprovada para a semi-final, Susan cantou Memory, do musical Cats e foi vencedora pelo voto popular, essa apresentação aconteceu em 24 de junho de 2009. Desta vez estava com a aparência mais cuidada, com roupas melhores e maquiagem. Chegando à final do programa repetiu a música que a consagrou, I Dreamed a Dream, e ficou em segundo lugar na disputa, perdendo para um grupo de dança de rua chamado Diversity. Houve um erro na indicação do número de telefone que lhe daria votos em alguns vídeos postados no Youtube, o que poderia ter transferido votos para seus concorrentes, gerando a dúvida de que o incidente poderia ter causado sua derrota.
A final, ocorrida em 30 de maio de 2009, teve audiência recorde de quase 18 milhões de espectadores.
Após perder o programa, Susan se mostrou agressiva com a equipe técnica, chegando a atirar um copo d'água em um dos produtores. Ao chegar ao seu hotel, em Londres, o gerente chamou uma ambulância e os médicos encaminharam Susan para o The Priory, uma clínica psiquiátrica local.
Susan é filha de Patrick Boyle, um vendedor e Bridget Boyle, uma datilógrafa, ambos imigrantes irlandeses. A mais nova de três irmãos e seis irmãs, Susan nasceu quando sua mãe tinha 47 anos; o parto foi difícil e Susan chegou a ficar sem oxigênio por alguns minutos, resultando em sequelas mentais e em dificuldades de aprendizagem.
Um dos anfitriões do programa, Simon Cowell, assinou um contrato com a cantora amadora através do selo Sony Music. Além disso, ele também planeja fazer um filme sobre a história dela, sendo este, porém, mais focado no desejo dela de participar do Britain's Got Talent. A atriz Demi Moore estaria cotada para viver Susan. Após sua aparição no programa, apareceram na Internet vídeos com apresentações antigas da cantora, uma delas, na qual Susan cantou a canção Cry Me a River, foi assistida mais de 100 milhões de vezes no You Tube.
Enquanto Susan ficou internada quatro dias na clinica, recebeu a visita dos jurados do programa e várias cartas de fãs; o primeiro ministro britânico Gordon Brown chegou a declarar publicamente que estava torcendo para ela se recuperar. Durante sua internação de Susan, a produção do programa organizou uma turnê com os finalistas do programa; Susan recebeu alta a tempo de participar da turnê que começou pela Inglaterra. A cantora participou da maioria dos shows, mas desfalcou as datas de Manchester, Liverpool, Newcastle e Cardiff por orientação médica.
A popularidade instantânea de Susan gerou uma série de comentários de por que a história se tornou tão abordada e o que isto significa, enquanto outros se prestaram a lecionar sobre os valores morais aí incluídos. Por exemplo, o jornalista Collette Douglas Home do The Heral, descreveu o trajeto de Susan como uma parábola moderna da tendência das pessoas emitirem julgamentos errôneos, especialmente sobre atributos físicos. Como também, Lisa Schwarzbaum, em artigo do Entertainment Weekly, que observou a performance de Susan como representativa de uma vitória para a arte e o talento, postos em segundo plano dentro de uma cultura que se tornou obcecada pela aparência.
Após o fim da turnê britânica, Susan se mudou para os Estados Unidos e assinou um contrato com a Sony Music através de Simon Cowell.
Em 30 de novembro de 2009, sai o primeiro CD de Susan Boyle, intitulado I Dreamed a Dream, bateu novo recorde e fez história no mercado britânico. O álbum de estréia da escocesa que saiu do anonimato com a ajuda de um programa de calouros, já vendeu mais de 410.000 cópias em uma semana. O CD foi lançado também na semana passada nos Estados Unidos e marcou a melhor estréia de uma artista mulher desde que a SoundScan começou a registrar as vendas em 1991, disse a "Billboard.com".
"Ela abriu a boca no Britain's Got a Talent e o mundo se apaixonou por ela. É por isso que agora o álbum dela vendeu mais rápido do que qualquer outro em sua semana de estréia", afirmou Simon Cowell, um dos jurados do programa que revelou Susan Boyle.
A cantora, por meio de um comunicado de sua assessoria, disse apenas que "é fantástico" ter vendido tantos CDs em tão pouco tempo. Antes mesmo de ser lançado, I Dreamed a Dream já havia batido recordes. Durante sua pré-venda, foi o CD mais pedido da história do site Amazon.
Sua trajetória de sucesso vai ganhar, inclusive, um documentário na TV americana, dirigido pelo jurado Simon Cowell.
A trajetória de Susan Boyle é um verdadeiro filme de sessão da tarde, no qual a garota de origem humilde, que era alvo de chacota dos colegas de escola, vira uma solteirona sem auto-estima e resolve participar de um programa de talentos para honrar a memória da mãe (que sempre acreditou no potencial da filha) e, quem sabe, acabar tocando para Rainha. No final, a mocinha menos improvável de todas não se torna uma beldade (embora tenha dado uma melhorada considerável no visual só por ter feito a sobrancelhas e dado um upgrade no guarda-roupa) nem ganha o concurso de rainha do baile, porém, vence o preconceito, tem seu talento reconhecido de maneira quase mágica e fecha um contrato milionário.
Diversity, o grupo de dança que merecidamente venceu o Britain’s Got Talent, é um provável candidato a cair no esquecimento, porém, Susan Boyle já é uma estrela de maior grandeza e magnitude absoluta. E uma estrela que vai brilhar e reinar por muito tempo, eu espero, e até quem sabe vire uma diva com luminosidade suficiente para ficar para eternidade.

(Codinome Pensador)

Nenhum comentário:

Postar um comentário