segunda-feira, 17 de maio de 2010

Não tem Neymar vamos de Nilmar mesmo


O anúncio dos brasileiros convocados para a Copa do Mundo deste ano, deixou o país literalmente parado na semana passada. Na televisão, rádio ou internet, todos queriam saber quem eram os escolhidos para representar a Seleção Brasileira na Copa do Mundo da África do Sul. Em Bandeirantes, região norte do estado do Paraná, não foi diferente. Afinal, um motivo em especial fez a festa na cidade: o atacante Nilmar de 25 anos de idade, que joga no Villareal da Espanha, entrou na lista do técnico Dunga para o mundial.
No posto de gasolina do irmão de Nilmar, cerca de 400 conterrâneos e conferiam os convocados em um telão. Todos foram à loucura quando o nome do jogador foi anunciado. “A emoção foi grande. Houve carreata com trio elétrico e em Bandeirantes só se fala nisso. É a primeira Copa dele. Até agora não caiu a ficha”, disse Fabrício Honorato da Silva, o irmão de Nilmar.
Ao lado dos pais de Nilmar, o irmão Fabrício não conteve a emoção e falou. “E pensar que até pouco mais de dez anos ele jogava bola no campinho ao lado da escola aqui perto de casa. Era o campo do São Bento, onde tudo começou. De lá, ele tentou jogar no União, mas foi para o Matsubara com 13 anos. Nessa época, ele ainda ajudava meu pai trabalhando como garçom. E agora está convocado para a Copa. É um sonho para a nossa família”.
Ao vivo, para uma rádio da cidade, a Cabiúna, Nilmar agradeceu aos que foram às ruas comemorar. O jogador também prometeu visitar Bandeirantes, sua cidade natal, na próxima semana. “Esse último ano foi maravilhoso para mim na Seleção. Já avisei meu pai para pagar um churrasco para a galera. Tá tudo pago”, comemorou, também lembrando o futuro nascimento de sua filha.
Nilmar e Kléberson mantêm uma tradição que vai se repetir pela oitava vez: a de paranaenses em Copas do Mundo. Quem desbravou o caminho foi o curitibano Patesko, que atuou nos mundiais de 1934 e 1938. Quarenta anos depois, o também curitibano Dirceu Guimarães empalcou três Copas seguidas: 1974, 1978 e 1982. Belletti, Rogério Ceni, o próprio Kléberson e o paulistano “naturalizado” curitibano Ricardinho atuaram em 2002. Na Copa passada, em 2006, apenas Rogério Ceni, nascido em Pato Branco, esteve naquele mundial.
Nilmar teve sua primeira chance como profissional no Internacional de Porto Alegre, quanto tinha apenas dezoito anos. A partir de então, começou a ter destaque e obter seu espaço no ataque colorado. Em 2004, foi campeão Gaúcho com o Inter, sendo o artilheiro da equipe. E neste mesmo ano Nilmar foi negociado com o Lyon, da França.
Em 2005 no retorno ao Brasil Nilmar passou pelo Corinthians e Palmeiras. Em 2009 retorna a Europa jogando no Villarreal da Espanha como atacante, o Villareal desenbolsou cerca de R$ 44 milhões pelo atleta, com contrato firmado é de duração de cinco anos. Nos últimos meses de 2009, Nilmar conseguiu a façanha de marcar seis gols em quatro partidas seguidas pela seleção brasileira. E agora foi convocado para uma vaga de atacante da seleção canarinho nessa Copa 2010 trazendo mais prestígio e mídia para sua carreira.


Já o outro jogador o Neymar do Santos, que é a nova sensação do futebol brasileiro que podesse ser a surpresa nesse hexacampeonato mundial como seu talento nos pés que levou o Santos pela décima oitava vez à conquistar o título do Campeonato Paulista, se consagrou como o artilheiro do mesmo e que está sendo considerado o “Messi brasileiro”, uma referência ao melhor jogador do mundo em 2009, o argentino Lionel Messi e pelos os espanhóis do time do Real Madrid. Mesmo assim ficou de fora dos convocados da seleção para a Copa, apesar dos apelos da imprensa e dos torcedores. Neymar assistiu junto com seus companheiros de time à convocação do técnico Dunga para a Copa deste ano. Estavam Reunidos em um hotel, os atletas torciam pela inclusão do atacante e do meia Paulo Henrique Ganso, que era a nossa esperança aqui de Belém do Pará, na lista da Seleção brasileira, mas ao final do anúncio oficial, o sentimento entre as estrelas do Peixe era de frustração.
Visivelmente abatido, o jogador falou com a imprensa, considerado “selecionável”, e disse que já estava pensando no próximo Mundial, que acontecerá em 2014 aqui no Brasil e falou que não pode parar aqui, vou lutar para ir para próxima Copa, disse o craque de apenas 18 anos. Enquanto isso o convocado Robinho dava declarações à imprensa e se mostrando muito feliz por está na lista do técnico Dunga, mas lamentou a ausência dos companheiros de equipe. “Não tive tempo de conversar com o Neymar e com o Ganso, mas é claro que todo jogador que espera uma convocação e não é convocado fica triste”, concluiu.
Neymar também disse que, a partir de agora, deixa de ser candidato a uma vaga na seleção para se tornar mais um torcedor da seleção. "Infelizmente, não fui convocado, mas agora é hora de torcermos pelo Brasil", revelou o atacante santista. A vida é assim mesmo, alegria de uns e frustração de outros. Então boa sorte para a nossa Seleção Brasileira rumo à Johannesburgo no primeiro jogo dia 15 de junho contra a Coréia do Norte. Pra frente Brasil!

Fonte: G1

Um comentário: